Viabilidade do uso de uma aeronave remotamente pilotada (ARP) em vistorias de pista, com foco no gerenciamento do risco de fauna

Sérgio Branquinho Júnior, Fernando Lopes da Silva, Cesar Augusto Bronzatto Medolago

Resumo


A concepção do risco de fauna data dos primeiros voos da humanidade, quando o domínio dos céus deixou de ser
apenas das aves. Embora a primeira colisão entre ave e aeronave tenha sido registrada no início do século XX, esta situação
ainda configura perigo tanto para a aviação civil quanto para a aviação militar, podendo gerar prejuízos de missão, financeiros,
materiais e de vidas, resultando em risco de morte. Atualmente, a mitigação do risco de fauna conta com a pouca flexibilidade e
os altos custos das medidas de gerenciamento de risco de fauna previstos no Manual do Comando da Aeronáutica (MCA) 3-8 –
Manual de Gerenciamento de Risco de Fauna. Neste contexto, questiona-se o emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas
(do inglês Remotely Piloted Aircraft, RPA) tendo em vista sua versatilidade e os baixos custos do emprego de tal plataforma para
o estudo e gerenciamento do risco de fauna em áreas de manobras civis e militares. Para tal, a viabilidade da plataforma foi
analisada por meio de dez transectos realizados na Academia da Força Aérea (AFA) utilizando uma RPA e dez animais
taxidermizados de diversas espécies, em que a percepção de cada uma pela RPA foi correlacionada com o seu tamanho e com o
substrato em que se encontrava (grama ou pista). O emprego da RPA se mostrou eficaz tanto na detecção de espécies-problema
em ambos os substratos analisados, sobretudo na pista de pouso, como para a detecção de espécies de grande porte, que
apresentam potencial de causar acidentes de maior severidade.

Palavras-chave


1. Risco de fauna. 2. Gerenciamento de risco de fauna. 3. Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). 4. O Aeronave Remotamente Pilotada (ARP).

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ISSN: 2176-7777
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