A importância do Cancioneiro para o moral da tropa em situações de combate – A Experiência do Primeiro Grupo de Aviação de Caça do Brasil
Resumo
O presente trabalho focaliza a importância do cancioneiro compartilhado pelo Primeiro Grupo de Aviação de Caça do Brasil (1º GAvCa) durante sua participação na Segunda Guerra Mundial. Mais do que uma atividade lúdica, com propósito de acompanhar os momentos de lazer nos intervalos das saídas ofensivas, a cantoria revelou seu efeito emocional, influindo sobre o estado de espírito e de ânimo dos combatentes. Uma verificação dessa manifestação nos veteranos do 1º GAvCa encontrou que ela não somente acompanhou a formação do espírito de corpo, como marcou os principais eventos e experiências que viveram, atuando como forma de expressão e organização das emoções suscitadas, revelando-se também um mecanismo de enfrentamento das diversas demandas vividas nessa situação de guerra. Assim, o cancioneiro pode ser considerado como veículo de alguns dos fatores da resiliência comunitária alcançada por esse Grupo. Para ilustrar essa realidade, destacam-se, no presente trabalho, as canções compartilhadas que foram consideradas mais representativas em função do momento em que foram suscitadas, as marcantes experiências que registraram e a portabilidade das mensagens que transmitiram.
Palavras-chave
1. Resiliência. 2. Emoções. 3. Segunda Guerra Mundial. 4. Saúde dos Veteranos.
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
ISSN: 2176-7777